Home » Dicas » Comércio pirata de TV a cabo: porque os brasileiros usam tanto?

Comércio pirata de TV a cabo: porque os brasileiros usam tanto?

O serviço de TV a cabo no Brasil, hoje é um dos setores que mais sofre com a pirataria, com pessoas que desenvolvem dispositivos que desbloqueiam os canais de diversas operadoras.

De acordo com dados da ABTA (Associação Brasileira de TV por Assinatura), nosso país conta com mais de 4,5 milhões ponto de TV a cabo pirata, um mercado ilegal que cresceu 8,6% entre 2014 e 2015, bem mais do que o mercado lícito, que cresceu apenas 6,1% no mesmo período.

Veja abaixo o porquê, mesmo o comércio de TV acabo sendo uma atividade ilícita, ainda sim é muito procurado pelos brasileiros.

O prejuízo para o setor

A ABTA estima que a pirataria da TV a cabo gere um prejuízo de mais de  R$ 4 bilhões ao setor e as empresas do ramo.

Os dados da Associação Brasileira de TV por Assinatura  também mostram que 70% dos assinantes piratas estão dispostos a pagar por um pacote intermediário legal, mas, mesmo assim, ainda há uma evasão de R$ 315 milhões por mês.

Mas, mesmo com números tão grandes, o mercado ilegal cresceu vem crescendo devagar, e com cada vem mais uma fiscalização rigorosa, estima-se que esse número diminua ainda mais.

Porque os brasileiros pirateiam tanto TV a cabo?

Se mesmo com 70% das pessoas que possuem TV a cabo pirata estariam dispostas a pagar pelo serviço de forma legal, por que ainda esse é um serviço tão solicitado?

A resposta para isso talvez esteja no fato de que o Brasil não possui nenhuma lei específica para punir o furto desse tipo de sinal. Também, é necessária a criação de melhorias na tecnologia do setor, aumentando a segurança.

Mas, as leis estão mudando, o parlamento está trabalhando para uma modificação no código penal, para que o furto de sinal seja tipificado.

Não sabe quanto está pagando na sua TV a Cabo? Leia mais sobre net 2 via.

O preço do serviço não é um dos motivos

Talvez você deva estar se indagando, que o principal motivo para os brasileiros piratearem tanto o sinal de TV a cabo seja o alto valor deste serviço, mas saiba que isso não é um agravante.

Uma pesquisa feita pela Ancine, mostrou que 51% da população que não assina TV por assinatura, alega o preço como o principal impedimento e motivo para o pirateamento.

Entretanto, uma pesquisa da ABTA mostrou que grande maior parte dos usuários clandestinos deste tipo de serviço está nas classes D, E (19%) e C (13%) e as classes A e B correspondem a 7% dos casos.

Mas, especialistas no assunto discordam que os valores dos  pacote de TV por assinatura levam à pirataria, já que no Brasil há uma grande diversidade de preços de pacotes para todos os bolsos.

Podemos então considerar, que o fato dos brasileiros piratearem tanto a TV por assinatura é comportamental, uma vez que não há explicação para a classe A praticar tal ato a não ser esse.

Pessoas que possuem dinheiro para carros importados, mansões, eletrônicos de luxo, mas não possuem dinheiro para pagar sua TV? Se não é comportamental, é uma falha de caráter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *