Home » Economia » Como escolher eletrodomésticos para economizar na energia elétrica?

Como escolher eletrodomésticos para economizar na energia elétrica?

Você sabia que é possível escolher eletrodomésticos que gastam menos energia, e consequentemente trazer economiza na sua conta de luz.

Quando você compra um eletrodoméstico é possível notar que todos acompanham uma etiqueta de gasto de energia, e é essa etiqueta que mostra a eficácia de cada produto com relação ao consumo de energia elétrica.

Abaixo explicaremos um pouco mais, sobre o porquê você não deve apenas analisar preço, funcionalidade e marca ao comprar um eletrodoméstico. Você vai poder verificar a economiza na eletropáulo segunda via.

Analisando a eficiência energética

Para quem busca economize na conta de luz, escolher um eletrodoméstico não deve apenas se resumir a compra do mais bonito ou mais barato.

É preciso que você analise a eficiência energética do produto, e para isso que existem as etiquetas de eficiência energética, que são obrigatórias de se ter em todos os aparelhos elétricos.

Essa etiqueta indica a avaliação energética de um determinado produto, sendo calculada a partir do seu nível de eficácia em relação à quantidade de energia que consome.

Por exemplo, a etiqueta mostra quanta energia uma geladeira gasta para gelar, ou quanto uma lâmpada gasta para iluminar.

Criada na década de 80, essas etiquetas foram inicialmente usadas para informar o consumo de combustíveis dos veículos, em decorrência da crise do petróleo dos anos 70, mas com o tempo, elas evoluíram para o consumo dos aparelhos elétricos.

Entenda as categorias

Para a maioria dos eletrodomésticos, como a geladeira, fogão e de ar-condicionado, as categorias vão de A até E, sendo que a letra A é para os aparelhos mais econômicos.

Essas marcações são estabelecidas a partir do desempenho dos produtos, que são testados e comparados entre si.

Já as lâmpadas, por possuírem uma enorme variação do nível de eficiência, as categorias vão até o G.

Por exemplo, usar uma geladeira com etiqueta A e não E, gera uma economia de R$ 50 ao ano. No caso do ar-condicionado, a economia pode chegar a R$ 180.

Por esse motivo, que você deve ficar atento na hora de adquirir um eletrodoméstico, consultar sempre a etiqueta, e conseguir economizar na sua conta de luz.

Seleção natural dos eletrodomésticos

Um eletrodoméstico possui uma eficiência energética ruim se encontra hoje na categoria E. A dez anos atrás, uma espécie de seleção natural forçava os fabricantes, a cada vez mais produzir produtos econômicos, já que isso se tornou uma exigência dos consumidores.

Para se ter uma ideia, hoje, 70% das pessoas usam as etiquetas na hora da compra, e levem em consideração suas informações.

Os aparelhos mais eficientes tendem a possuírem um valor mais alto para aquisição, mas a economia que ele gera compensa o investimento.

Uma forma de você comprovar a economia de um eletrodoméstico categoria A, é quando você substituir um antigo, analisar conta de energia anteriores e vem a mudança.

Caso você não tenha mais essas contas, você pode entrar no site da sua companhia de energia e solicitar uma eletropaulo segunda via, para comparar economia gerada.

Hoje no Brasil quem testa e determina esses níveis de eficiência dos eletrodomésticos é o Comitê Gestor de Indicadores de Eficiência Energética, formado por diversos órgãos especialistas no assunto.

Na próxima vez que você for comprar um eletrodoméstico você já sabe, procure a etiqueta de eficiência, e veja se a clássica é satisfatória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *