Home » Saúde » O papel da alimentação na TPM

O papel da alimentação na TPM

Puberdade, ciclo menstrual, gravidez, pré-menopausa, menopausa, TPM… vocês acham que ser mulher é fácil? Haja sabedoria e equilíbrio para lidar com tanta oscilação hormonal. Mas somos mais fortes do que isso!

Hoje nós vamos falar de Tensão Pré-Menstrual e como vencer os sintomas com leveza, bom humor, e claro, com uma boa alimentação. We can do it, girls, aleevio! Nós, mulheres, passamos por muitas transformações hormonais ao longo da vida.

Hoje vou me concentrar em uma das mais significativas, aquela que a maioria das mulheres sente todo mês. A famosa: Tensão Pré-Menstrual, a TPM. Vou explicar um pouco sobre como nosso corpo trabalha nessa fase
e também mostrar o impacto que a nossa alimentação tem nos sintomas.

O que é TPM?

Tensão Pré-Menstrual é o nome dado para a oscilação hormonal que acontece no corpo feminino alguns dias antes da menstruação. Não é frescura, nem significa que a mulher está maluca: a concentração de hormônios muda ao longo dos dias e isso mexe muito com o sistema nervoso central feminino. É daí que surgem tantas alterações de humor.

Para não atravessar essa fase sofrendo tanto, precisamos entender melhor como nosso corpo funciona. Então, vou tentar simplificar. A produção de hormônios e neurotransmissores flutua durante este período. A serotonina, por exemplo, tem um papel muito importante no nosso bem-estar.

Quando o nível cai, nos sentimos mais irritadas, deprimidas e de mau humor.  A vontade de comer doce pode aumentar! Por isso TPM é tão associada ao chocolate. Também tem um aumento da nossa fome, porque a progesterona muda nosso apetite.  Tudo isso acontece porque durante a TPM  vivemos uma tempestade hormonal.

É comum sentir uma certa depressão, vontade de chorar. Se irritar por qualquer coisa. E esse turbilhão emocional
pode vir acompanhado de inúmeros desconfortos físicos: cólicas, dores de cabeça, inchaço, dores nas mamas,  acne, aumento do apetite.

Isso tudo varia muito de mulher para mulher. Enquanto algumas não sentem absolutamente nada, outras vivenciam a TPM de uma maneira bem mais intensa.

Vamos falar então de um sintoma bastante comum durante a TPM: o aumento da fome. A minha dica principal pra você que sente isso com muita intensidade é: tente se alimentar bem durante esse período. Caso contrário, os sintomas podem piorar. E outra coisa: se estiver em dieta restritiva….Pegue leve!

Você sabe que quem está de dieta automaticamente está de mau humor, porque ficar passando fome não é uma coisa legal. Imagina só este aborrecimento todo causado pela dieta restritiva combinado à TPM. Então, coma melhor, e não menos nesse período! Respeite seu corpo!

Ninguém merece atravessar uma TPM passando fome. Então, nada de dieta nesse período, combinado? A partir do momento que a mulher aprende a reconhecer a chegada da TPM, fica mais fácil lidar com ela. Por isso agora que
já falei dos principais sintomas, quero explicar a importância de estar atenta aos sinais do corpo.

Para algumas mulheres, essas alterações começam a se manifestar até 15 dias antes da menstruação, enquanto para outras eles aparecem mais perto, tipo dois ou três dias antes. Mas vale lembrar que para ser caracterizado como TPM
os sintomas têm que desaparecer no primeiro ou segundo dia da menstruação. É importante prestar atenção nisso porque muitas mulheres confundem doenças psíquicas e clínicas com TPM, justamente porque os sintomas podem piorar nesse período.

Existe um estudo feito pelo Hospital das Clínicas que mostra que a TPM é mais presente em mulheres a partir dos 30, 40 anos e perdura até a menopausa. Nas adolescentes, os sintomas são mais físicos, e as cólicas são bastante frequentes. Nessa fase, as meninas costumam estar mais sensíveis porque estão passando por muitas transformações
na personalidade, no comportamento e no humor.

Isso tudo fica mais evidente durante a TPM. Se os sintomas físicos ou psicológicos persistirem após a chegada da menstruação, é bom procurar um médico para fazer uma análise mais profunda e descobrir se está tudo bem com a sua saúde. E também não é normal quando os sintomas da TPM são tão fortes a ponto de atrapalhar sua rotina, seus relacionamentos remédio contra tpm.

A TPM é sim um período complicado, mas não deve também ser um martírio tão grande. Então, se estiver desconfortável, converse com seu médico.

Dicas para dominar a TPM

Pra aprender a dominar a TPM e sofrer menos, tente anotar num calendário quando os sintomas aparecem. Fique de olho no seu corpo: fisicamente, muda alguma coisa? Como está sua fome? Como estão seus sentimentos? Registre isso e acompanhe a evolução dos sintomas.

Faça uma análise mês a mês. Tendo a noção clara de quando a TPM começa e quando vai embora, você pode se preparar melhor e não fazer desse período um pesadelo mensal.  Vou deixar algumas dicas aqui para você atravessar a TPM com mais leveza, sem sofrer tanto.

O ideal é você respeitar o seu corpo durante este período. Lembre-se que ele está atravessando uma oscilação hormonal importante, então não se cobre tanto! Se for fazer uma atividade física, que seja algo que você goste de fazer de verdade e que te traga prazer,  não algo que você faça por obrigação.

Pode ser uma caminhada ao ar livre, uma aula de dança, andar de bicicleta. Algo que te ajude a liberar hormônios ligados ao prazer, e não ao estresse!  Se você costuma se sentir muito deprimida ou irritada neste período, evite marcar compromissos importantes. Tente fazer coisas divertidas, que te fazem bem: sair com uma amiga, ir ao cinema, passear com o cachorro, fazer as unhas… tente ter dias mais “relax” durante a TPM.

E por fim, a melhor dica que eu poderia deixar aqui: Alimente-se bem! Procure comer bem, de forma equilibrada. Dê variedade para o seu corpo, faça as refeições principais e se permita saciar as vontades que surgem nessa fase. Se tem vontade de comer doce, não precisa matar a fome com ele, mas tudo bem comer uma sobremesa depois da comida.

Respeite seu corpo, comendo com prazer e moderação. Aos poucos, ele vai voltando ao normal. Sem dieta e sem estresse, combinado? Dá para ser feliz na TPM comendo melhor, não menos! Bon appétit!

(2) Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *