Home » Saúde » Ovo engorda ou emagrece?

Ovo engorda ou emagrece?

Ovo Engorda?

Olá, tudo bom? Hoje eu quero falar um pouquinho para você do ovo, e responder algumas daquelas perguntas clássicas que a gente sempre tem.

“Será que o ovo engorda ou emagrece?”, “Ovo com batata doce vai te ajudar realmente a emagrecer? O quê que é melhor: comer ovo mexido, frito, cozido”?, “O ovo é um bom alimento para você comer depois do seu treino de musculação”?, “E comer ovo a noite? Será que engorda?”

Então, fica comigo aqui que eu responder todas essas dúvidas em um artigo só para você.

Primeiro eu quero falar um pouquinho sobre aquela má reputação que o ovo tem né? Ovo é um pouquinho polêmico, as pessoas sempre associam o consumo do ovo com o aumento do colesterol, e, as pessoas as vezes acabam tendo medo de engordar, acabam tendo medo de ter doenças cardiovasculares por causa do consumo do ovo.

Então eu acho que vale a pena explicar bem rapidinho essa questão do colesterol para você. Muitas pessoas acham que o consumo de colesterol, de alimentos com colesterol, necessariamente vão aumentar o seu colesterol endógeno, esse é o colesterol que você produz dentro do seu corpo.

Só que isso não é necessariamente verdade, porque na maioria das pessoas, a gente produz o colesterol dentro do nosso organismo, e existe uma certa, um ajuste do nosso organismo, Quitoplan Reclame Aqui.

Se você consumir mais colesterol externo vindo da dieta, você produz menos no organismo. E se você consome menos você produz mais, para ter o equilíbrio, afinal de contas o colesterol ele é importante, inclusive para os nossos hormônios sexuais, para “N” funções do nosso organismo.

Mas tem algumas pessoas que tem algum problema genético que essa regulagem não é tão fina, não está tão certa. Então, nesses casos, consumir mais colesterol exógeno, da dieta, pode impactar e aumentar também a sua produção.

Então cada caso é um caso, você tem que ver isso individualmente, de qualquer forma, se você quer consumir o ovo – os benefícios do ovo – a maioria deles sem ter essa preocupação, consuma a clara porque ela é zerada de colesterol.

A clara só tem albumina, e vai ser uma alternativa interessante para você acrescentar ovo no seu dia a dia, sem se preocupar com o colesterol.

Com relação a quantidade máxima permitida, por causa da gema, que impactam do colesterol a sociedade brasileira de cardiologia libera uma gema por dia.

Existem outros estudos que liberam até duas gemas por dia, ou dois ovos inteiros. Mas na verdade foi como eu te disse, se você tem alguma questão ou medo, consuma só a clara, porque a clara, como não tem colesterol.

É uma questão de bom senso de quantas claras você vai consumir no seu dia a dia. Mas não existe um limite, um teto máximo de claras por dia, então você fica mais tranquilo.

Com relação a calorias, um ovo cozido tem 72 calorias, e é uma boa opção para você de repente colocar no lugar de uma carne, de um frango, se a sua opção, se a sua vontade é perder peso, pode ser uma boa substituição.

As claras desse mesmo ovo inteiro têm 72, e as claras tem 34 calorias. Então como eu te falei: se você tira a gema, você tira o colesterol, você tira uma grande fonte de gordura, fica só com a proteína, que é interessante.

Então se você for substituir uma proteína, nesse caso, você pode colocar mais claras, pode fazer um omelete de claras com verduras, com legumes, e aí fica mais interessante para complementar sua alimentação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *