Home » Saúde » Para que serve o colágeno?

Para que serve o colágeno?

Proteína composta por 3.000 aminoácidos possui incontáveis atributos, deixando a pele elástica e resistente, reforçando tendões e ligamentos, o que liga e unem músculos aos ossos que auxilia no sustento dos órgãos internos.

Ossos e dentes são formados a partir da edição de minerais à matriz de colágeno, sendo que 75% da pele também é formada por colágeno.

Benefícios do colágeno

Muitos se perguntam: Colágeno Emagrece? E a resposta é: ao ser diluído em água ou suco o colágeno é capaz de preencher o estômago com maior rapidez e faz com que o processo de esvaziamento deste aconteça de forma mais devagar, prolongando a sensação de saciedade, assim, leva a consumir menos calorias, emagrece e ainda diminui o risco de flacidez da pele.

O colágeno também ajuda a manter a pele hidratada, por melhorar a qualidade das fibras de sustentação do corpo, também atua no fortalecimento de unhas frágeis, promovendo mais resistência, maior espessura, crescimento e brilho aos cabelos.

A pele adquire tônus, hidratação, podendo causar uma redução da flacidez cutânea. O colágeno quando hidrolisado também é capaz de desempenhar o importante papel na prevenção e tratamento das dores, sejam elas nas articulações, artrose e até mesmo osteoporose, o que fez com que o colágeno se torne utilizado para a redução de episódios de lesões na terceira idade, por ser capaz de manter o tecido articular com mais elasticidade e maior hidratação.

Essas capacidades do colágeno fizeram com que sua utilização fosse realizada na prevenção de lesões em atletas.  Esses efeitos tiveram comprovações em estudos realizados na Europa e nos Estados Unidos, onde atestaram esses benefícios.

Tipos de colágeno

Até hoje, mais de 20 tipos de colágeno foram encontrados no corpo humanos, de acordo com a revista científica Advanced Drug Delivery Reviews.

As funções e estrutura do colágeno são determinadas pela sequência dos aminoácidos. Em tecidos como os órgãos, o colágeno pode apresentar a forma de um gel, já nos tendões vêm em forma de fibras, já nos tendões, o colágeno é encontrado como fibras, apertadas para fornecer resistência.

Formas de comercialização do colágeno

Sachê: versão indicada para agir na diminuição da fome, prolongando a saciedade. O conteúdo de colágeno hidrolisado vem na dose diária recomendada, podendo ser diluído na água, suco ou iogurte.

Cápsulas: apesar de não ter como resultado a mesma saciedade provocada logo após, esse é mais indicado para quem não gosta do sabor obtido ao realizar a ingestão do mesmo.

Água aromatizada: para essas, são recomendadas doses de 300 a 360 mililitros, diários, para atingir as 10 gramas de colágeno.

Bala: usado principalmente para completar o consumo diário de proteínas, essa opção oferece somente 1,5 gramas de colágeno por unidade, apresentando a vantagem de estimular a mastigação, o que causa a sensação de saciedade e engana a vontade de comer um docinho.

Bombom: assim como as balas, também possui pouco colágeno, mas é capaz de trazer benefício extra e saciar a vontade de docinho, esse produto também é capaz de complementar a dose diária de colágeno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *