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Quando você precisa cancelar seu Bilhete Único?

O Bilhete Único é uma realidade para milhares de cidadãos das cidades de São Paulo, entretanto, poucos realmente conhecem o seu sistema, e sabem quando precisam fazer o cancelamento Bilhete Único, como efetuar a compra de créditos e suas diferenças. 

Nessa matéria, confira tudo o que você precisa saber sobre o Bilhete Único SP. 

O que é Bilhete Único?

Quando você precisa cancelar seu Bilhete Único?

O Bilhete Único é um cartão inteligente de bilhetagem eletrônica, que armazena créditos monetários e temporais, que são utilizados no Serviço de Transporte Coletivo Público de Passageiros em São Paulo. 

O cartão foi implantado pela SPTrans para oferecer economia, praticidade e seguranças aos usuários do transporte público. 

Dessa forma, os usuários do Bilhete Único podem fazer até 4 embarques em ônibus diferentes em um determinado tempo. 

Como o Bilhete Único funciona?

O Bilhete Único possui 3 categorias base: Bilhete Único comum, Bilhete Único vale-transporte e Bilhete Único estudantil

Vamos conferir abaixo qual a diferença entre os três tipos de categoria. 

Bilhete Único vale-transporte

É destinado para funcionários registrados na CLT. O Bilhete Único vale-transporte é disponibilizado pela empresa e não pode ser agregado a qualquer outro tipo de Bilhete Único. 

O Vale-transporte também é intransferível e de uso empregatício, constando como grave infração caso seja utilizado de outra forma que não seja para ida e volta do trabalho. 

O Bilhete Único vale-transporte dá direito a: 

  • No período de três horas: dois embarques em ônibus diferentes pagando apenas uma tarifa de Vale-transporte ônibus;
  • No período de três horas:  Um embarque em ônibus e um embarque no sistema de trilhos (Metrô/CPTM), com o pagamento de uma tarifa Integração Ônibus + Metrô/CPTM Vale-Transporte;
  • Um embarque no sistema trilhos (Metrô/CPTM), pagando uma tarifa Vale-Transporte Metrô/CPTM.

Bilhete Único comum

O Bilhete Único comum pode ser utilizado em trens do metrô e da CPTM, micro-ônibus, ônibus e terminais e estações do Expresso Tiradentes 

Este pode ser personalizado ou não, ou seja, pode conter nome e CPF do titular caso seja solicitado, e dessa forma, recebe também alguns benefícios extras como: 

Bilhete Único personalizado:  Este cartão pode ser utilizado para créditos do tipo Comum e vale-transporte. Podem ser feitos até 4 embarques em ônibus diferentes em 3 horas para créditos comum e vale-transporte, pagando apenas 1 tarifa. 

Também pode-se utilizar o Bilhete amigão, validar o cartão na catraca até duas vezes e fazer recargas de cota de tempo, com até 10 viagens/dia. 

Bilhete Único não personalizado:  Aceita apenas créditos do tipo Comum, não possibilita a recarga de cotas de tempo, nem possui a opção crédito de Vale-transporte, além de não oferecer outros benefícios do Bilhete Único personalizado. 

Bilhete Único estudantil

O Bilhete Único estudantil pode ser utilizado por estudantes em ônibus, micro-ônibus, trens do Metrô e CPTM, terminais e estações do Expresso Tiradentes pagando apenas meia passagem. 

Para se ter direito ao Bilhete Único estudantil, é preciso que o estudante frequente cursos regularmente, ter oferta de transporte público no percurso escola/casa, que more a mais de 1 km da escola ou instituição, a escola deve estar cadastrada na SPTrans.

Quando cancelar o seu Bilhete Único?

É preciso ficar atento quanto aos motivos para se cancelar o seu Bilhete Único, pois o cancelamento é irreversível e caso tenha sido feito, é necessário solicitar uma segunda via do seu cartão. 

O cancelamento do cartão Bilhete Único deve ser feito em caso de perda, roubo, furto ou danos ao cartão. 

Para fazer o cancelamento Bilhete Único, o usuário deve ligar para o número:

Região metropolitana de São Paulo: 156;

Outras localidades: 0800 055 0121 ou 0800 011 0156.

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