Home » Suplementação » Albumina: Benefícios e Efeitos Colaterais

Albumina: Benefícios e Efeitos Colaterais

Oi, tudo bom? Hoje vamos falar um pouquinho então sobre a albumina. Até hoje eu ainda recebo muitas questões sobre a albumina, principalmente quando eu vou dar palestra de suplementação. Ainda existe muita dúvida, apesar da albumina ser um dos suplementos mais antigos que tem.

As pessoas ainda se perguntam “A albumina engorda? A albumina emagrece? Tem problema eu tomar albumina”?. Então vamos passar alguma dessas questões, falar das qualidades e das coisas que não são tão legais na albumina.

O que é albumina?

A albumina nada mais é do que a clara do ovo desidratada, então basicamente é isso. É a proteína do ovo, que é uma proteína completa, tem um perfil de aminoácidos muito bom. Quando a gente pensa em proteína completa, a primeira coisa que você já vai pensar é no whey protein, né?! Então só pra comparar: a albumina era o nosso antigo padrão ouro, em termos de perfil de aminoácidos, era um padrão 100.

E aí logo depois veio o whey protein, que atualmente hoje em dia é por volta do padrão 150. O whey protein é muito melhor do que albumina? É muito melhor do que albumina. Mas isso não faz da albumina um suplemento ruim, principalmente pra quem treina 3 vezes por semana, 1 hora por dia, com um volume baixo.

Eu acho que é super interessante o consumo de albumina, principalmente se a pessoa não tem muito dinheiro disponível pra investir num suplemento de whey protein interessante. Entre comprar uma albumina boa, e um whey protein não tão legal, com muito açúcar, com uma baixa densidade proteica, eu sempre indico que compre um bom suplemento de albumina, que vai ser mais barato e que vai oferecer aquilo que você precisa.

A albumina é muito prática também, porque como eu falei, ela é em pó né, então é só você misturar na sua vitamina com leite, com banana, enfim, com a fruta que você quiser. E aí você consegue fazer uma vitamina ou um shake né, super protéico, super interessante. E com isso também, quando a gente acrescenta proteína em uma refeição, a gente diminui o índice glicêmico, que diminui os picos de insulina.

Então isso é bom também pra quem quer emagrecer ou quem quer controlar o peso. Sempre consumir um pouquinho de proteína nas refeições é mais interessante do que consumir carboidrato simples e puro naquela refeição. Adicionar um pouco de proteína sempre favorece bastante. E além… Bem interessante também pra quem tem intolerância a lactose, que como ela vem do ovo, é uma fonte completamente diferente do whey, que vem do leite da vaca.

E que aí pode conter um pouco de lactose, é pra quem tem intolerância, às vezes pouca quantidade, já dá pra efeitos muito ruins. Então uma opção segura e sem estresse é consumir uma albumina. Falando agora das coisas ruins da albumina, uma delas é justamente a digestibilidade da albumina, não é tão boa. Então em algumas pessoas pode ter fermentação, distensão abdominal, gases e isso causa um certo desconforto.

Não é regra, tem gente que toma e não sente nada, então você vai ter que avaliar pessoalmente você, se você vai ter isso ou se não vai ter, tá bom? Outra coisa é… e também tem a ver com sensibilidade, super pessoal, é a questão do cheiro do ovo. Tem pessoas que sentem muito o cheiro do ovo,
e o sabor de ovo, quando consome a albumina.

Nesses casos o que eu sugiro sempre é bater com a fruta, porque a fruta vai dar uma mascarada super boa. Pode ser um mamão que tem um gosto mais forte, pode ser uma banana, que aí dá uma mascarada no sabor da albumina mesmo. E a última, só pra fechar com relação a albumina. As pessoas me perguntam sobre a qualidade dela “Poxa, albumina é boa mesmo? Comparando com o whey protein?”.

Como eu falei gente, o whey protein é superior a albumina sim. Mas pra uma pessoa média, que faz atividade física 3-4 vezes por semana, 40 minutos – uma horinha, tá de bom tamanho, também não tem problema nenhum. Um atleta, obviamente, dificilmente vai consumir albumina porque ele não quer ficar com gases, perturbação intestinal no meio de uma competição, imagina no meio de um treino, que ele busca performance, ele busca resultados melhores.

Mas se você não tem esse mesmo comprometimento e se pra você, as vezes, os efeitos colaterais de gases e tudo mais não incomodam tanto, a albumina é uma opção ótima. O que eu quero dizer é: você consegue ter resultados com a albumina também. Tá bom?

Fiquem ligados, em breve muitos outros artigos de suplementos que é uma área que eu adoro. Tchau tchau!

Saiba tudo sobre suplementação aqui: https://www.facebook.com/machobr/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *